Grupo DIA fecha acordo com credores para refinanciar dívida

por Lusa

O Grupo DIA, dono do Minipreço, chegou a acordo com os 17 credores para uma injeção de capital de 771 milhões de euros, para garantir a continuação do negócio e o seu reposicionamento para ser competitivo.

Em comunicado, a retalhista espanhola explica que, com base no acordo que envolve dez bancos e sete `hedge funds`, o montante poderá ser utilizado ao longo dos próximos quatro anos. A cadeia dona do Minipreço realça ainda que, já conta com 500 milhões de euros que foram injetados pela LetterOne, a principal acionista do grupo.

No mesmo comunicado, a cadeia retalhista que detém também a insígnia Clarel confirma que chegou a acordo com os bancos credores para ter acesso a uma injeção adicional de 271 milhões de euros, que serão utilizados consoante as necessidades de negócio.

Este acordo prevê ainda a possibilidade de aceder a mais 100 milhões de euros através de aumento de capital.

O DIA detalha que o financiamento será estruturado até 600 milhões provenientes dos acionistas, através de um aumento de capital, dos quais 500 milhões serão assegurados pela principal acionista LetterOne. O montante de 200 milhões é obtido através de um empréstimo garantido também pela LetterOne e 71 milhões serão assegurados pelos credores atuais.

Entre os atuais credores estão o Santander, BBVA, Barclays, Caixa Bank, Deutsche Bank, ING, Postbank, SocGen, Mitsubishi, Bankia e BNP Paribas.

Com a obtenção destes financiamentos, a retalhista assume que ganha a força financeira e a estabilidade para uma estrutura de capital que concretize o objetivo de construir, através do crescimento das vendas, resultados financeiros que assegurem o futuro do negócio. "A empresa está agora numa posição forte para iniciar o seu reposicionamento", pode ler-se no mesmo documento divulgado hoje.

Citado no comunicado, o presidente executivo da retalhista, Karl-Heinz Holland, sublinha que, este acordo, reflete o compromisso do acionista de referência para com a DIA. "Agora, temos a capacidade para lidar com os desafios que temos pela frente e construir uma grande marca do setor da distribuição", garante Karl-Heinz Holland.

O gestor refere ainda que a estratégia que definiu agora é de atuar de forma efetiva em benefício dos clientes, colaboradores, franqueados e fornecedores.

Depois de fechado este acordo, o DIA garante ainda que cumprirá com as suas obrigações financeiras relativas aos bónus que vencem em 22 de julho, sendo que agora a prioridade é restabelecer o quotidiano do negócio.

A cadeia retalhista tem presença em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina.

Tópicos
pub