Hyundai anuncia que vai investir mais 4,7 mil milhões de euros nos EUA

por Lusa

O grupo sul-coreano Hyundai anunciou hoje mais 5.000 milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros) de investimento nos EUA, a somar à construção de uma fábrica de veículos elétricos.

O presidente do grupo, Chung Eui-sun, disse que este valor é dirigido para a robótica e tecnologias de condução autónoma e que eleva o total de investimento nos EUA nos próximos anos para "mais de 10 mil milhões de dólares [9,4 mil milhões de euros]", de forma a "liderar o setor dos veículos elétricos e autónomos" na América do Norte e avançar para objetivos globais de neutralidade de emissões.

Chung fez o anúncio durante um evento em Seul com o Presidente dos EUA, Joe Biden, que termina hoje uma visita de três dias ao país asiático, centrada no reforço da segurança e da cooperação económica.

"Queremos contribuir para o objetivo estabelecido pela administração Biden de que, até 2030, metade dos carros vendidos no mercado dos EUA sejam elétricos", disse Chung.

Biden, entretanto, salientou a importância dos investimentos em energia limpa, "que são bons para o ambiente, bons para o emprego e bons para as empresas", e disse que a sua administração "está a trazer de volta empregos de produção industrial".

O investimento de 5,54 mil milhões de dólares (5,24 mil milhões de euros) anunciado na véspera pelo fabricante sul-coreano de automóveis é para construir uma nova fábrica no estado da Geórgia para produzir veículos elétricos e baterias.

A Hyundai Motor planeia iniciar a construção destas instalações em janeiro, tendo em vista a sua entrada em funcionamento na primeira metade de 2025, com uma capacidade de produção anual de 300.000 veículos elétricos, anunciou o grupo sul-coreano num comunicado.

Tópicos
pub