Impasse no Porto de Setúbal. Autoeuropa pode suspender produção

| Economia

|

Os trabalhadores da Autoeuropa já terão sido alertados para a possibilidade de suspensão da produção nos próximos dias. Em causa, a acumulação de viaturas devido à paralisação do Porto de Setúbal. A RTP sabe que pode estar para breve o anúncio de um acordo no Porto de Setúbal. A Ministra do Mar convocou uma conferência de imprensa para as 11h30.

Em declarações à Lusa, um trabalhador disse que no turno da manhã e no turno da tarde vão trabalhar, "mas não sabemos mais do que isso. O que sabemos é que a Base Aérea do Montijo, onde já temos milhares de viaturas, está no limite da capacidade e o parque da Autoeuropa no Porto de Setúbal também está completamente cheio".

Por dia, a fábrica da Autoeuropa produz mais de 800 veículos. Já terá mais de 20 mil carros parados na Base Aérea do Montijo e no Porto de Setúbal.

Os estivadores do Porto de Setúbal, de onde são exportados os veículos, mantêm o braço-de-ferro e recusam-se a apresentar ao trabalho desde o dia 5 de novembro. Exigem um contrato coletivo de trabalho.

Até ao momento não houve acordo entre as empresas portuárias e o Sindicato dos Estivadores, mesmo com a intervenção do Governo que nomeou um mediador para tentar resolver o conflito.

Com esta paralisação, várias empresas estão a ser afetadas, em particular a Autoeuropa, mas também a Navigator e a Lusosider.

A administração da Autoeuropa ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de suspensão antecipada da produção. Uma situação cada vez mais real tendo em conta que já não haverá espaço para estacionar os carros produzidos.

Tópicos:

Porto de Setúbal, Autoeuropa,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.