Índice de confiança económica do ISEG regista "significativa subida" em março

por Lusa

O índice de confiança do Instituto Superior de Economia (ISEG) relativo à evolução da economia no curto prazo registou uma "significativa subida" em março face a fevereiro, assumindo o valor de 30,3%, foi hoje anunciado.

"Em março de 2021 o índice de confiança do ISEG, relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo, assumiu o valor de 30,3%", revelou a instituição universitária de Lisboa em comunicado.

Segundo o ISEG, "este valor correspondeu a uma significativa subida do nível de confiança relativamente ao mês anterior, em que o valor do índice foi de 28,1".

Já em termos homólogos, "a variação percentual do índice passou de -18,3% em fevereiro para 18,4% em março devido ao efeito base decorrente da queda abrupta do índice no mês homólogo do ano anterior, mês em que teve início o primeiro confinamento imposto pelo combate à crise pandémica".

O valor do índice de confiança do ISEG sobre a evolução a curto prazo da economia portuguesa pode variar entre zero (confiança mínima) e 100 (confiança máxima).

O índice é atribuído por um painel de 18 professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes da instituição.

DF // EA

Tópicos
pub