Inflação recua em maio na zona euro e UE, Portugal com 2.ª menor segundo Eurostat

| Economia

A taxa de inflação anual recuou em maio para os 1,2% na zona euro e os 1,6% na União Europeia, com Portugal a registar a segunda menor (0,3%), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, a taxa de inflação anual da zona euro recuou quer na comparação com os 2,0% do mesmo mês de 2018, quer com os 1,6% de abril.

Na UE, a subida de 1,6% dos preços em maio representa um abrandamento face à inflação de 2,0% homóloga e à de 1,9% registada no mês anterior.

As menores taxas de inflação anuais registaram-se em Chipre (0,2%), Portugal (0,3%) e Grécia (0,6%) e as mais elevadas na Roménia (4,4%), Hungria (4,0%) e Letónia (3,5%).

Face a abril, a inflação anual recuou em 16 Estados-membros, manteve-se estável em cinco e aumentou noutros seis.

Em Portugal, os 0,3% de inflação anual em maio comparam-se com os 1,4% do mês homólogo e os 0,9% de abril.

 

Tópicos:

Chipre %, Roménia % Hungria %,

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi há 50 anos que o Homem partiu para a Lua. De Cabo Canaveral, nos EUA, seguiram três astronautas para colocar os nomes na história da humanidade.

Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.