Lucro do Grupo Toyota Caetano Portugal sobe 57,1% para 9,4 ME em 2017

por Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) -- O lucro consolidado do Grupo Toyota Caetano Portugal foi de cerca de 9,4 milhões de euros em 2017, mais 57,1% do que os cerca de seis milhões de euros verificados em 2016, anunciou hoje o grupo.

Segundo o relatório e contas de 2017, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo registou um volume de faturação de 390 milhões de euros, superior em cerca de 53 milhões de euros (+15,8%) face ao obtido no período homólogo de 2016.

"Este crescimento encontra justificações essencialmente no crescimento verificado no mercado automóvel em Portugal, e que foi acompanhado pelos níveis de atividade registados no Grupo Toyota Caetano, com especial destaque para as viaturas híbridas, Auris, Yaris e Crossover C-HR", refere o grupo.

A Toyota Caetano Portugal acrescenta que "também o crescimento e melhoria de rentabilidade do projeto de montagem de veículos todo terreno para exportação (LC70), na unidade fabril de Ovar, contribuiu para a evolução favorável registada", e que o contributo da área industrial dos veículos automóveis para o volume de negócios é de cerca de 39 milhões de euros (contra cerca de 35 milhões de euros verificados em 2016).

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 34 milhões de euros, acima do registado no período homólogo de 2016 em cerca de 8,9 milhões de euros (+35,6%).

Por sua vez, os resultados financeiros, negativos em cerca de 2,6 milhões de euros, situam-se a um nível superior aos registados em 2016 em cerca de 300 mil euros, refletindo "as necessidades acrescidas de financiamento em que o Grupo Toyota Caetano Portugal incorreu, de forma a fazer face ao crescimento de atividade e nomeadamente no impacto desse crescimento no que aos stocks e crédito concedido respeita", lê-se no relatório.

O grupo diz entender "como provável a manutenção da tendência de crescimento do setor automóvel, com destaque óbvio para o segmento dos híbridos, o que, tendo em atenção a panóplia de produtos deste segmento oferecida pelo Grupo Toyota Caetano, conduzirá inevitavelmente ao reforço da sua sustentabilidade nos mercados onde opera".

pub