Lucros da Endesa sobem 62,7 por cento para os 1.206 milhões de euros até setembro

por Lusa

Os lucros da Endesa aumentaram mais de 60% até setembro, para os 1.206 milhões de euros.

Em comunicado hoje emitido, a elétrica espanhola recorda que a Endesa vendeu o negócio latino-americano à Enel no último trimestre do ano passado e, para fazer a comparação homóloga, exclui dos resultados de 2014 os resultados deste negócio, considerando apenas as atividades continuadas.

Assim, tendo em conta exclusivamente as atividades continuadas, que reconhecem os negócios de Espanha e de Portugal, o resultado líquido aumentou 62,7% entre janeiro e setembro deste ano face aos mesmos meses de 2014.

O aumento dos resultados da Endesa em termos comparáveis, ou seja, considerando apenas as atividades continuadas, deve-se à "evolução positiva da margem bruta dos negócios, apesar de o negócio liberalizado se ter normalizado face às margens excecionais obtidas em 2014".

Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) ascenderam a 2.752 milhões de euros até setembro, um aumento de 11,5% face ao mesmo período de 2014.

O resultado de exploração (EBIT) aumentou 33,3% devido à redução das amortizações para as centrais nucleares e de ciclo combinado.

A dívida financeira líquida situou-se nos 5.095 milhões de euros, o que significa uma queda de 325 milhões de euros em relação à registada a 31 de dezembro de 2014, uma situação que a elétrica justifica com "a evolução positiva do `cash flow` operativo".

 

 

Tópicos
pub