Macau precisa de reforçar cooperação multilateral defende Gabinete de ligação de Pequim

por Lusa

O subdiretor do gabinete de ligação da China em Macau defendeu hoje que o território precisa de reforçar a cooperação multilateral e o estatuto de "porto franco e zona aduaneira distinta" para aumentar a sua competitividade internacional.

As declarações de Yao Jian foram realizadas na abertura de um simpósio no qual se debateu o papel de Macau na estratégia nacional e internacional de Pequim de investimento em infraestruturas que permitam ligar Ásia, África e Europa.

O responsável sublinhou a necessidade de Macau reforçar a cooperação multilateral, aproveitando o papel que desempenha enquanto plataforma dos interesses da China com os países de língua portuguesa, considerados por Pequim como porta de entrada para os mercados de africanos, europeus e sul-americanos.

Por essa razão, sustentou, Macau deve continuar a aproveitar as "vantagens para aumentar a competitividade internacional", dando como exemplo o estatuto de "porto franco e zona aduaneira distinta" que garante a livre circulação de bens, recursos humanos e de capital.

Antes, o chefe do Governo de Macau frisou que "a construção de `Uma Faixa, Uma Rota` é uma oportunidade estratégica" para o território acompanhar o desenvolvimento internacional.

Razão pela qual, "no que se refere ao livre fluxo de comércio e à integração financeira, Macau irá desempenhar plenamente o seu papel de plataforma de serviços de cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa", acrescentou Chui Sai On.

Tópicos
pub