Marcelo congratula-se com "boas notícias" em matéria de crescimento e emprego

por Lusa

Lisboa, 29 mar (Lusa) - O Presidente da República congratulou-se hoje com as projeções do Banco de Portugal para a economia portuguesa no período 2017-2019, considerando que são "boas notícias" em matéria de crescimento, emprego, exportações e investimento.

"Eu acabei de saber, quando aterrei agora em Lisboa, que há boas notícias no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) previsto para este ano", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, acrescentando que também "há boas notícias na diminuição do desemprego, que pode ir até abaixo de 10%".

O chefe de Estado, que falava durante uma visita à 10.ª edição da Futurália, Feira de Educação Formação e Empregabilidade, em Lisboa, referiu ainda que "há boas notícias no crescimento do investimento" e "boas notícias nas exportações".

"Agora, é preciso, por um lado, consolidar isso e fazer ainda mais. Mas, é muito bom termos essas notícias dadas pelo Banco de Portugal", considerou.

Nas projeções divulgadas hoje, o Banco de Portugal revê em alta a previsão de crescimento económico para este ano, de 1,4% para 1,8%.

Esta estimativa fica acima da previsão de 1,5% inscrita no Orçamento do Estado para 2017, que o ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu hoje, em Londres, vir a rever, para "qualquer coisa próxima de 2%", no Programa de Estabilidade, que deverá ser remetido a Bruxelas até ao final de abril.

O banco central melhorou igualmente as estimativas para os dois próximos anos, prevendo agora que a economia cresça 1,7% em 2018 e 1,6% em 2019, revisões em alta de 0,2 e 0,1 pontos percentuais, respetivamente.

pub