Marinha Grande vai ter Centro Interpretativo da Arte Xávega na Praia da Vieira

por Lusa

A Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, vai transformar os pavilhões dos pescadores da Praia da Vieira em Centro Interpretativo da Arte Xávega, num investimento superior a 350 mil euros, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota de imprensa do município, o projeto do Centro Interpretativo, a instalar na zona sul da Praia da Vieira, terá duas componentes, sendo que uma é "o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega, que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2".

A segunda são "os espaços `vivos` de apoio à arte xávega nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas campanhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da arte xávega, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos na arte", adianta.

Citada na nota, a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, refere que "esta infraestrutura vai permitir acolher as artes da pesca das companhas da praia e permitir aos visitantes experienciar a cultura e tradição da arte xávega, este ancestral engenho piscatório que representa ainda hoje um elemento marcante na freguesia de Vieira de Leiria, conhecendo também as suas ligações à cultura avieira".

"A Praia da Vieira é amplamente reconhecida pela tradição da arte xávega, que é uma preciosa herança deixada pelos antepassados daquela comunidade que tem lutado e contribuído para que a mesma não se extinga", salienta Cidália Ferreira.

Segundo a autarca, com este centro o município preserva "a memória coletiva ligada ao mar e ao povo que soube manter a tradição", manifestando orgulho por "guardar estas memórias".

"É ainda um orgulho saber que os pescadores farão parte integrante destas memórias e serão os promotores desta vivência", adianta, assinalando que "a sua colaboração interliga-se na preservação da história do Centro Interpretativo".

A xávega é a prática de pesca artesanal de arrasto para terra que se realiza com rede de cerco.

Tópicos
pub