Mário Centeno defende novas abordagens na luta à Covid sem prejuízo para a economia

por Antena 1

Reuters

O governador do Banco de Portugal defende que é possível substituir os confinamentos por outras medidas eficazes de forma a conter o contágio pelo novo coronavírus sem prejudicar a economia.

Em declarações a partir de vídeochamada durante uma conferência do Jornal de Negócios, em Lisboa, Mário Centeno admitiu que os próximos meses vão ser desafiantes, mas acredita que a atividade económica pode ser mantida a funcionar sem pôr em risco a segurança das populações.

O governador do BdP defende a utilização de máscaras, a realização de testes e a identificação de surtos como substitutos muito eficazes de eventuais confinamentos, deixando-se assim a economia funcionar, sem perder de vista a segurança.

Mário Centeno avisa ainda que os riscos de uma retirada precoce dos apoios à economia são sérios e exigem uma avaliação cautelosa.

Uma retirada precoce dos apoios ao emprego e ao crédito, refere o novo governador do BdP, vai ter um efeito desestabilizador nas condições de oferta e no ritmo de recuperação económica.
Mas o governador também reconhece que a extensão das medidas de apoio poderá dar origem a uma indesejável manutenção do emprego e da afetação de emprego a empresas inviáveis.
pub