Mediador de seguros fez 23 participações desde segunda-feira

por Lusa

Um mediador de uma companhia de seguros que opera em Pedrógão Grande disse hoje que desde segunda-feira já fez 23 participações relacionadas com o incêndio que deflagrou no sábado e que dois clientes já receberam o dinheiro em conta.

"Começámos a fazer participações na segunda-feira, todas relacionadas com o incêndio. Temos cinco peritos no terreno e até ao momento fiz 23 participações e, dessas, nove com autos de indemnização assinados e dois já creditados em conta", disse à agência Lusa o mediador Carlos Rosa.

Este responsável sublinhou que o objetivo passa por fechar os processos dos clientes "o mais rápido possível e não fazer infraseguro, uma vez que o caso foi considerado calamidade", frisou.

Trata-se de um procedimento que se aplica quando, num seguro, ao liquidar um sinistro de perda parcial, o valor do seguro é inferior ao valor real (infraseguro). Designa-se por regra proporcional à fórmula que se aplica nestas circunstâncias e em que o pagamento do sinistro é proporcional ao capital seguro.

O mediador da seguradora Fidelidade explicou ainda que o caso de Pedrógão Grande foi considerado calamidade e esta regra não é aplicada.

Carlos Rosa adiantou ainda que 90% dos clientes são estrangeiros, sendo que a comunidade atinge um total de 900. A maioria é de origem inglesa.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Tópicos
pub