Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Melhoria da produtividade só cria emprego se houver flexibilidade laboral - Draghi

por Lusa

Sintra, 28 jun (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, alertou hoje que o aumento da produtividade que se espera que acompanhe a melhoria económica na zona euro só vai ter impacto positivo sobre o emprego se houver maior flexibilidade laboral.

"Estou relativamente confiante que, com a melhoria da economia na zona euro, também vamos ver um ciclo de melhoria da produtividade", afirmou Draghi durante o painel de encerramento do Fórum BCE, em Sintra.

Segundo o líder do BCE, os aguardados aumentos de produtividade em determinadas indústrias, acompanhando a onda da retoma económica, vão ser possíveis também graças à inovação tecnológica, mas esta implica a diminuição da necessidade de mão-de-obra.

"É necessário que haja mobilidade laboral de um setor para outro", destacou, sublinhando que o aumento do desemprego nalgumas áreas, devido à introdução de mais tecnologia resultante da aposta na inovação, implica a necessidade de haver transferência de trabalhadores para outros setores que vão precisar de mais mão-de-obra.

Tópicos
pub