Ministro do Planeamento satisfeito com avaliação positiva de Bruxelas ao PRR

por Antena 1

Direitos Reservados

O ministro do Planeamento manifesta-se satisfeito com a avaliação feita por Bruxelas ao Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo português.

Num texto de síntese de apreciação técnica, ao qual a agência Lusa teve acesso, a Comissão Europeia considera que o plano português é "ambicioso e robusto", respeita os objetivos das transições climática e digital e apresenta mecanismos de controlo fortes.

O ministro Nelson de Souza mostra-se agradado, em particular com o facto de Bruxelas ter classificado adequadas as medidas para prevenir casos de corrupção a envolver a utilização dos dinheiro da bazuca europeia.

O Plano de Recuperação e Resiliência português prevê investimentos de quase 17 mil milhões de euros, dos quais perto de 14 mil milhões dizem respeito a subvenções a fundo perdido.

Verbas importantes, mas que só começam a chegar em agosto, segundo o ministro do Planeamento. Apesar do atraso no calendário, o governante diz que isso não impede que não se comece desde já a ser lançadas iniciativas relacionadas com este processo.

O ministro do Planeamento revela que a partir da próxima semana arrancam já no terreno algumas iniciativas relacionadas com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Nelson de Souza diz que começam mesmo a ser aceites candidaturas.
pub