Mira abre plataforma digital com informações sobre comércio local

por Lusa

Mira dispõe a partir de hoje de uma plataforma digital designada como Mercado Local (http:mercadolocal.mira.pt), que agrupa espaços comerciais e de serviços que continuam a funcionar durante o estado de emergência, uma iniciativa da Câmara.

"A Câmara Municipal de Mira propõe-se auxiliar as empresas a reinventar a forma como disponibilizam os diversos bens e serviços essenciais. Para o efeito, criou uma plataforma digital que se pretende seja um espaço de divulgação das empresas e prestadores de serviços que se encontram em laboração durante este período", resume a autarquia presidida por Raul Almeida, na página de arranque do Mercado Local.

A plataforma está organizada por categorias, dentro das quais todos os comerciantes e prestadores de serviços podem colocar os seus anúncios, relativos aos negócios que exploram e à forma como estão a disponibilizar os produtos e serviços.

Em cada anúncio consta a identificação do estabelecimento, a descrição dos bens ou serviços a fornecer, o regime em que fornecem (`take away`, entregas ao domicilio ou outros), os contactos diretos, os meios de pagamento, entre outras informações.

Na fase de arranque estão disponíveis as seguintes categorias, que deverão crescer à medida das necessidades que forem surgindo: restauração, produtos agrícolas, padaria/pastelaria, peixaria/talho, supermercados, flores/plantas, saúde, oficinas, moda, informática/telecomunicações.

"Esta plataforma tem como função ajudar os munícipes a programar as suas compras, evitando deslocações desnecessárias e assim evitar ao máximo o aglomerado de pessoas nos diversos estabelecimentos anunciados", justifica a autarquia.

O registo na plataforma é gratuito, sendo possível obter apoio pela linha telefónica criada pelo município para o efeito com o número 231 247 027.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 200.000 são considerados curados.

Segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde, morreram 246 pessoas em Portugal e há quase 10 mil infetados com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Tópicos
pub