Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Miranda do Corvo com muitos estragos nas coberturas das coletividades

por Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 15 out (Lusa) - O município de Miranda do Corvo contabiliza cerca de meio milhão de euros de prejuízos provocados pela tempestade Leslie, que atingiu fortemente a região Centro, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

Apesar do levantamento dos estragos ainda não estar concluído, o presidente da Câmara, Miguel Baptista, adiantou que os prejuízos de maior monta verificaram-se em equipamentos de coletividades, sobretudo no setor norte do concelho.

"O pavilhão da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Senhor da Serra ficou completamente destruído, é perda total", salientou o autarca, que estima um investimento na ordem dos 200 mil euros para a sua reconstrução.

No entanto, acrescentou, registaram-se também estragos, embora de menor gravidade, nas coberturas de "mais meia dúzia" de associações da União de Freguesia de Semide e Rio de Vide.

A Escola Ferrer Correia, no Senhor da Serra, sofreu danos de grande monta nos painéis fotovoltaicos de produção de energia, impedindo a realização de aulas no dia de hoje.

O Santuário do Divino Senhor da Serra e a capela de Lamas sofreram também estragos ao nível das coberturas, tal como várias estufas de viveiristas na zona de Semide e de produtores de caracóis na localidade de Godinhela.

Ao nível de equipamentos municipais, o presidente da autarquia disse que os estragos se confinam, essencialmente, à sinalética, mobiliário urbano, contentores do lixo e guardas de segurança rodoviária.

A tempestade Leslie provocou também pequenos estragos no campo municipal sintético, no Bairro Sá Carneiro, e na cobertura de "largas dezenas de habitações", com duas pessoas desalojadas, que foram instaladas em casa de familiares.

No concelho de Miranda do Corvo não há danos a registar em viaturas.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No domingo à noite, a Altice Portugal revelou que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estavam com serviços afetados, na sequência da tempestade.

Já a EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

Mais de 100 mil consumidores estavam sem energia elétrica na tarde de domingo.

Tópicos
pub