Montenegro não reconhece "autoridade política" a ministro e diz que fala com Costa

por Lusa
RTP

O presidente do PSD, Luís Montenegro, defendeu hoje que não reconhece "autoridade política" ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, para intervir no diálogo sobre o aeroporto e que o interlocutor no Governo é o primeiro-ministro.

"Do ministro das Infraestruturas, sinceramente não lhe reconheço autoridade política para poder intervir neste diálogo porque eu nunca sei, nem os portugueses sabem, se ele está ou não sintonizado com o primeiro-ministro", considerou.

Luís Montenegro falava aos jornalistas acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, com quem esteve hoje num dos espaços da Carris, na zona de Alcântara, onde os cidadãos com mais de 65 anos podem solicitar o passe gratuito para transportes públicos na capital.

Questionado sobre o tema do aeroporto, o presidente do PSD aproveitou para responder às críticas de Pedro Nuno Santos, que na quarta-feira responsabilizou o PSD pelos atrasos no aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa.

"Eu aproveito para dizer que o nosso interlocutor no Governo é o doutor António Costa, primeiro-ministro, não é o ministro das Infraestruturas. Eu sei que ele tem andado um bocadinho desnorteado, eu diria mesmo que ele não acerta uma", afirmou.

Numa referência às declarações do ministro socialista, Montenegro quis "clarificar" uma das críticas em particular: "Não há uma lei que tenha ultrapassado o chamado poder de veto dos municípios porque o PS não se entendeu com os seus colegas de coligação governativa e parlamentar na altura, que era o PCP e o BE", disse.

"Querer endossar essa responsabilidade ao PSD é manifestamente deturpar a verdade dos factos", considerou.

Na terça-feira, o presidente do PSD desafiou o Governo a avançar já com obras no atual aeroporto de Lisboa e no dia seguinte Pedro Nuno Santos respondeu que precisava de "perceber melhor que obras no aeroporto de Lisboa é que o presidente do PSD está a falar".

Questionado sobre se queria concretizar a sua proposta sobre estas obras Montenegro não detalhou e voltou a criticar o ministro das Infraestruturas.

"Como disse, tenho um diálogo aberto com o senhor primeiro-ministro sobre esse tema, ele é o nosso interlocutor, eu não sei sequer se o ministro está sintonizado com o primeiro-ministro, António Costa. Não era a primeira vez que aparecia em público precisamente `dessintonizado` e, portanto, não vou estar a responder ao ministro das Infraestruturas. O ministro terá muito com que se preocupar, não deve preocupar-se com o PSD", respondeu.

pub