Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Municípios querem Lei das Finanças Locais para descentralização ser aprovada antes do verão

por Lusa

Coimbra, 24 abr (Lusa) -- A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje que o Governo deve apresentar a sua proposta de Lei das Finanças Locais a tempo de a descentralização ser aprovada ainda na presente sessão legislativa.

"É altura de haver resposta" do Governo aos contributos da ANMP para a revisão da Lei das Finanças Locais, disse o presidente da associação, Manuel Machado, acrescentando que os municípios "aguardam com muito interesse" a posição do executivo do PS nesta matéria.

O socialista, também presidente da Câmara Municipal de Coimbra, frisou que a ANMP quer "conhecer atempadamente a versão atualizada" do diploma, de preferência com o Governo a contemplar as propostas das autarquias.

"A resposta do Governo urge", disse, sublinhando que "é indispensável conhecer" a Lei das Finanças Locais "nesta sessão legislativa" do parlamento, antes do verão.

Manuel Machado falava em Coimbra, no final de uma reunião do conselho diretivo, a que preside.

Numa síntese da sessão, distribuída aos jornalistas, a ANMP mostra-se "preocupada com o atraso em algumas das áreas centrais para a reforma do Estado em curso".

Em causa, segundo o documento, estão a reprogramação do Portugal 2020, a descentralização administrativa e a proposta de Lei das Finanças Locais do Governo.

"Quanto ao processo de descentralização, o conselho diretivo constata que o tempo é curto, pelo que continua a frisar que é necessário acelerar o trabalho dos grupos setoriais, de modo a que as competências e as condições técnicas, humanas e financeiras sejam efetivamente conhecidas pelos municípios, pois só com esse conhecimento a descentralização poderá ser aprovada nesta sessão legislativa", defende.

A ANMP enviou ao Governo "uma proposta alternativa ao anteprojeto de proposta de Lei de Finanças Locais, no sentido da coesão nacional".

"Contudo o Governo ainda não deu resposta", lamenta ainda a associação.

pub