Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Nicolau Santos explica que decisão da Fitch torna mais confortável situação no caso de saída limpa

por Sandra Henriques

Foto: Rafael Marchante/Reuters

O comentador da Antena 1 de assuntos económicos Nicolau Santos explica que a decisão da agência de notação financeira Fitch de atualizar a perspetiva de Portugal de negativa para positiva equivale a subir um degrau na escala da classificação da dívida pública, tendo muitas implicações práticas. Apesar disso, o ‘rating’ de crédito do país manteve-se em BB +.

Ouvido pelo jornalista Nuno Rodrigues, Nicolau Santos refere que, no caso de saída limpa, os bancos portugueses só podem continuar a ter acesso aos financiamentos do Banco Central Europeu a taxas favoráveis se houver pelo menos uma das quatro agências que dê uma notação que não seja lixo à dívida portuguesa.

Se a Fitch mudar a orientação e a dívida pública portuguesa deixar de ser considerada lixo, torna-se mais “confortável a situação para a banca portuguesa no caso de uma saída limpa”. “É difícil, mas depois de uma situação destas, se se mantiverem os sinais económicos positivos a nível macroeconómico, dentro de três a seis meses no máximo haverá uma evolução no sentido de subir o ‘rating’ da dívida portuguesa”, considera.

pub