Número de casais desempregados sobe em janeiro pelo 3.º mês consecutivo, indica o IEFP

por Lusa

O número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados subiu em janeiro, pelo terceiro mês consecutivo, para 5.451, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Os dados mensais do IEFP sobre o estado civil do desempregado e condição laboral do cônjuge mostram que, no final de janeiro, o número de casais em que ambos estão desempregados subiu 2,1% face ao mês anterior, depois de ter registado também uma subida de 1,2% em dezembro e de 1% em novembro.

As subidas ocorrem depois de, em outubro, o número ter atingido o valor mais baixo desde setembro de 2011, com 5.222 casais em que ambos estavam desempregados.

Apesar do aumento em cadeia, o número desceu 18,8% face ao mesmo mês do ano passado, quando estavam registadas 6.716 situações.

Os casais na situação de duplo desemprego têm direito a uma majoração de 10% do valor da prestação de subsídio de desemprego que se encontrem a receber, quando tenham dependentes a cargo.

O IEFP começou a divulgar informação estatística sobre os casais com ambos os elementos desempregados em novembro de 2010, altura em que havia registo de 2.862 destas situações.

Um ano depois, o número de casos tinha mais do que duplicado, para 6.210, continuando a subir em 2012, ano que terminou com 11.987 casais nesta situação, o que refletiu um crescimento homólogo de 93%.

Em 2013, ano em que a taxa de desemprego atingiu valores historicamente elevados, o universo destes casais atingiu um `pico` de 13.315 em março, sendo este o registo mais elevado da série disponível.

pub