OE 2019. Acordos visam reformas, manuais escolares e eletricidade

| Economia

|

Começam a fechar-se alguns acordos que vão ter impacto nos bolsos dos portugueses e que vão constar da proposta de Orçamento do Estado que na próxima segunda-feira chega ao parlamento. As negociações à esquerda visam as pensões de reforma, manuais escolares e eletricidade.

As pensões de reforma vão ter um aumento extraordinário de 10 euros a partir de janeiro. Há ainda uma alteração relativa à reforma: cai a penalização de 14,5% para quem se reformar aos 63 anos, desde que tenha 40 anos de descontos.

Os manuais escolares passam a ser gratuitos até ao 12º ano.

Está por fechar uma descida da taxa do IVA na fatura da eletricidade.


A proposta de Orçamento do Estado vai ser apresentada segunda-feira na Assembleia da República.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    Em entrevista exclusiva à RTP, Flávio, um dos filhos de Jair Bolsonaro, afirmou que o candidato do PT Fernando Haddad devia juntar-se a Lula da Silva.

    Na Venezuela, a falta de medicamentos está a fazer desesperar a população. A reportagem é dos enviados à Venezuela Sérgio Ramos e Pedro Sá Guerra.

    Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.