OE2021: "Não é normal" ausência do decreto-lei de execução orçamental

por Antena 1

Antena 1

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral, considerou esta tarde no parlamento que "não é normal" não haver um decreto-lei de execução orçamental que diga respeito ao ano orçamental corrente.

"Se me pergunta se isto é legal ou não, de facto, em face de uma visão que os juristas estudiosos em matéria de finanças públicas usualmente têm do princípio da anualidade orçamental, de facto não é normal", disse a presidente do órgão que escrutina as contas públicas.

Nazaré falava numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) requerida pelo grupo parlamentar do PSD, e sobre o decreto-lei de execução orçamental respondia ao deputado do PAN Nelson Silva.

A presidente do CFP disse que a entidade, "tal como as outras entidades públicas, gostaria de ter um decreto-lei de execução orçamental".

"Não é normal não termos um decreto-lei de execução orçamental. O Orçamento do Estado, como sabe, nos termos da Constituição, é anual, o que significa que tem regras de caducidade próprias", lembrou a economista.
pub