Organização Mundial de Saúde diz que investimento na saúde diminuiu em Portugal

| Economia
Organização Mundial de Saúde diz que investimento na saúde diminuiu em Portugal

A ver: Organização Mundial de Saúde diz que investimento na saúde diminuiu em Portugal

A despesa em saúde pública em Portugal diminuiu entre os anos 2000 e 2017. A conclusão é da Organização Mundial de Saúde. Entre dezenas de países europeus analisados, Portugal surge com menos de 0,2 por cento do PIB investido na área da saúde só em 2017.

Em termos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB), Portugal é dos únicos países da chamada região europeia onde foi registada uma redução na despesa em Saúde: gastou menos de 0,2 por cento do PIB em 2017.

Na lista divulgada pela Organização Mundial de Saúde, que concentra 33 países da chamada região europeia, Portugal tem ao lado a Irlanda, a Hungria e Israel, ficando abaixo de 15 países cuja promoção da saúde pública cresceu.

O relatório diz que as intervenções na promoção da saúde e prevenção da doença são positivas na relação custo-poupança e podem ajudar a reduzir a falta de igualdade no acesso aos cuidados.

António Costa em reação a estes dados, promete que a saúde será "a jóia da coroa" na próxima legislatura.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.