Paulo Núncio atribui culpa ao fisco pelas fugas para offshores

por Maria Nobre, Vânia Pereira Correia, Pedro Amanajás, Miguel Teixeira

O antigo secretário de Estados dos Assuntos Fiscais responsabilidades pela falta de informação sobre a fuga de 10 mil milhões de euros para paraísos fiscais.

Dez mil milhões de euros sairam de portugal rumo a paraísos fiscais, entre 2011 e 2015 sem serem controlados plo fFisco.

Na altura, Paulo Núncio era secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Agora recusa responsabilidades. Em declarações ao Diário de Notícias, defende que a divulgação destas operações tinha sido determinada pelo antecessor e que por isso não tinha de dar nova autorização.

O DN cita fonte das Finanças e revela que a Autoridade Tributária propôs em 2012, a Paulo Núncio, a divulgação dos dados relativos a 2011. O secretário de Estado terá escrito "visto" no despacho - o que a Autoridade Tributária terá interpretado na altura como a intenção de não divulgar a informação.

Paulo Núncio e o atual responsável pelos Assuntos Fiscais vão na quarta-feira ao parlamento. Até lá, silêncio do Governo.

Eslcarecimentos é o que também pretende a oposição. O lider do PSD reafirmou a importância de se investigar o caso.

De acordo com o Jornal Económico, em 2015 cerca de metade das transferências de dinheiro para off shores refere-se a uma única operação e teve como destino um único paraíso fiscal: serão cerca de 4.000 milhões de euros, que coincidem com a venda da Portugal Telecom, pela brasileira Oi, à francesa Altice.
pub