PCP anuncia projeto-lei para repor indemnizações por despedimento sem justa causa

por Lusa

O secretário-geral do PCP anunciou hoje que o partido vai apresentar no parlamento um projeto-lei para a reposição dos valores das indemnizações devidas aos trabalhadores vítimas de despedimento sem justa causa.

"Avançaremos já, nos próximos dias, na Assembleia da República, com um projeto-lei que visa repor os valores devidos por indemnização em caso despedimento sem justa causa, que o governo anterior reduziu drasticamente", prometeu Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP discursava perante militantes e ativistas num almoço-comício autárquico da CDU, que junta comunistas, ecologistas e independentes, em Aveiras de Cima, Azambuja.

"Com as alterações introduzidas por essa maioria de desastre (PSD/CDS-PP), os patrões viram facilitado, em muito, os despedimentos dos trabalhadores, já que eram poupados em milhares e milhares de euros", lamentou.

Defendendo a necessidade de potenciar a produção nacional e "inverter o rumo desastroso a que PSD e CDS sujeitaram o país, nos últimos quatro anos", Jerónimo de Sousa comentou os recentes dados positivos da economia portuguesa.

"Os últimos indicadores revelam um crescimento económico a tocar nos 3%, que é importante do ponto de vista da recuperação económica do país que, lembre-se, parte de um patamar do PIB [Produto Interno Bruto] muito baixo", referiu.

Porém, alertou: "mas esse crescimento é de certa forma limitado pelos desequilíbrios que a economia revela - com o aumento do consumo, do investimento e das exportações têm aumentado também significativamente as importações".

"É preciso apoiar o aparelho produtivo e a produção. É preciso substituir importações pela produção nacional para permitir que este crescimento deixe de ser um elemento apenas de passagem, mas seja um elemento que se consolide no futuro", afirmou.

Tópicos
pub