Petróleo Brent sobe para novos máximos desde 2014

por Lusa
Brendan McDermid - Reuters

O preço do petróleo Brent para entrega em março estava hoje em níveis máximos desde 2014, a cotar-se a 88,01 dólares, contra 87,56 dólares no final da sessão anterior.

Segundo operadores citados pela Efe, o aumento deve-se em parte à rutura de um oleoduto do Iraque para a Turquia, que provocou receios num mercado que ainda se debate com problemas de fornecimento de `ouro negro`.

O corte foi causado por um incêndio no oleoduto Kirkuk-Ceyhan, que transporta petróleo do Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), para o porto turco de Ceyhan para exportação.

Esta situação vem juntar-se à previsão dos especialistas de que a oferta ficará aquém da procura de petróleo bruto até 2022, à medida que as economias globais reanimarem após o impacto do abrandamento económico dos EUA.

Além disso, a possibilidade de uma incursão militar russa na Ucrânia, que poderia afetar o equilíbrio do mercado mundial de energia, está também no centro das atenções dos investidores.

pub