Plataforma `online` comercializa produtos da região das Beiras e Serra da Estrela

por Lusa

A Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e a Associação Distrital para a Sociedade de Informação (ADSI) anunciaram hoje a criação de uma plataforma `online` para comercialização de produtos locais a nível nacional e internacional.

Segundo os promotores, a plataforma eletrónica de vendas "BEIRANOSSA" funciona como um `marketplace` e pretende "ser uma nova ferramenta de vendas para as empresas da região, com realce para o comércio local, capaz de abrir novas oportunidades e dinamizar a economia local".

O presidente do NERGA, Pedro Tavares, disse à agência Lusa que a plataforma digital arrancou com a participação de 20 empresas de vários ramos de atividade.

"É uma plataforma em constante atualização e queremos ser aglutinadores de toda a região. Por isso, os novos empresários e produtores que adiram [ao projeto] serão gradualmente adicionados, pois trata-se de uma plataforma que pretende ter dimensão para as pessoas terem os melhores resultados possíveis", explicou.

Segundo o responsável, a ideia "foi agregar" a região da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, embora "com o sonho" de também "tentar agregar" o território da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

"A ideia é ligar os produtores e os comerciantes no mercado global, primeiro em Portugal e, depois, a nível internacional, para o denominado mercado da saudade", disse Pedro Tavares.

Segundo as entidades parceiras no projeto, a iniciativa pretende "disponibilizar ao consumidor, num só local e à distância de um clique, um conjunto variado de bens e serviços, quer para mercado nacional quer internacional".

A plataforma, acessível na internet em www.beiranossa.pt, promove venda de produtos dos comerciantes e dos produtores da região das Beiras e Serra da Estrela, assumindo-se como um canal de venda alternativo, que permitirá que as empresas da região beneficiem das vantagens da economia digital, numa altura em que o país e o mundo enfrentam a pandemia causada pela covid-19.

"O encerramento da maioria dos estabelecimentos comerciais e o confinamento da população, provocada por esta crise pandémica, trouxeram à tona a importância de as empresas encontrarem canais de vendas alternativos, impeditivos da paragem total dos seus negócios", referem o NERGA e a ADSI em comunicado.

A nota acrescenta que a nova plataforma de vendas `online` permite às empresas "a comercialização, cobrança, expedição e gerir o serviço pós-venda dos produtos", sendo, nos primeiros seis meses, "totalmente gratuita paras os estabelecimentos aderentes".

A "BEIRANOSSA" agrupa produtos por categorias que se dividem em "Alimentação e Bebidas", "Beleza, Saúde e Bem-Estar", "Decoração/Lar", "Produtos Regionais", "Entretenimento", "Equipamento Tecnológico e Eletrodomésticos", "Escritório e Papelaria" e "Moda e Calçado".

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 346 mil mortos e infetou mais de 5,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.342 pessoas das 31.007 confirmadas como infetadas, e há 18.096 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Tópicos
pub