Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pode haver mais surpresas e novas falhas de gás por parte da Nigéria

por Antena 1

Direitos Reservados

A Nigéria falhou com quatro entregas de gás natural contratualizadas com Portugal. Algo que não é surpreendente para o especialista em Energia, António Cardoso Marques, referindo que ainda podem surgir mais surpresas ao longo do tempo.

O principal abastecedor do mercado português, tinha contratualizadas 30 entregas de gás natural, até ao final agosto, mas falhou quatro dessas entregas, revela o "Jornal de Negócios", desta quinta-feira, citando fonte oficial do Ministério do Ambiente.

António Cardoso Marques diz que a pressão do mercado internacional para a procura de gás vai intensificar-se e a lei da oferta e da procura, nestes casos, pode ser fator decisivo na hora de escolher as entregas, apesar dos negócios já estabelecidos.

É, por isso, diz o especialista em Energia, ser fundamental definir novas estratégias e alternativas para o fornecimento de gás natural à Europa.

O incumprimento de entrega de gás motivou uma visita à Nigéria do secretário de Estado da Energia, João Galamba, e o presidente executivo da Galp Energia, Andy Brown, viagem que aconteceu no final de agosto.

A Nigéria representa 55 por cento do gás natural importado por Portugal.
pub