Politécnico de Leiria promove processo de internacionalização das empresas

por Lusa

Leiria, 21 fev (Lusa) - O projeto D2IN - Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização das Indústrias da Região de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai promover o processo de internacionalização das empresas da região através dos estudantes.

O vice-presidente do IPL, Rui Pedrosa, explicou à agência Lusa que a internacionalização era já um "eixo prioritário" do instituto, pelo que os `double degree` - dupla certificação - assumem um papel importante.

Este projeto, financiado pelo Centro 2020, promove a figura de "estudantes-embaixadores" através da mobilidade de estudantes de mestrado, no âmbito de `double degrees`, que têm experiências nos países-alvo das empresas portuguesas.

Rui Pedrosa entende que o facto de os estudantes irem para universidades em países que são mercados-alvo nos setores de algumas empresas da região irá dar-lhes "know how" que poderão aplicar nas empresas. Por outro lado, "esta mobilidade permite que as empresas, através dos estudantes, estabeleçam parcerias".

"A Alemanha é um país prioritário para algumas empresas. No mestrado de desenvolvimento de produto, o IPL vai estabelecer parcerias com universidades alemãs que permitam receber diplomados do Politécnico. Estes estudantes vão conhecer bem os dois territórios", exemplificou Rui Pedrosa, salientando que os jovens portugueses levam ainda a notoriedade do país e da região.

A informação e experiência adquirida por estes estudantes nestes países serão transportadas para as empresas da região, facilitando a internacionalização e a entrada destas nos mercados-alvo.

Por seu lado, os estudantes dos mercados-alvo vão fazer um período de estudos no Politécnico de Leiria e têm a possibilidade de entrar em contacto com as empresas de Leiria, realizando projetos, estágios e/ou teses na região, adiantou ainda o vice-presidente, frisando que este é um projeto inovador.

Rui Pedrosa acrescentou que estes estudantes vão "promover o turismo, pois com eles vêm as famílias", além de que "vão comunicar este território nos seus países de origem".

O D2IN foi desenvolvido em parceria com a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e tem como mercados-alvo a América Latina, os países de língua oficial portuguesa e o centro e norte da Europa. Nesse sentido, o arranque do projeto surgiu recentemente com o Fórum Empresarial Região de Leiria, que contou com a presença de embaixadores de vários países da América Latina.

Com um financiamento total de 238 mil de euros, o D2IN tem como objetivo mínimo alcançar 12 novos acordos de parceria e a criação de oito novos `double degrees` estabelecidos em mestrados associados aos setores de atividade do tecido empresarial da região de Leiria e com instituições de ensino superior localizadas em mercados prioritários para as empresas do território.

"O projeto pretende contribuir ativamente não só para a internacionalização das empresas da região, mas também para a atualização do conhecimento técnico e científico dos seus quadros, o desenvolvimento de projetos e serviços I&D+i ao serviço da sociedade, geradores de antecipação tecnológica, e promover os estudantes de mestrado como agentes promotores da multiculturalidade", rematou Rui Pedrosa.

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