Portal das Finanças está disponível depois de problemas entre as 12:30 e as 13:00

| Economia

O Portal das Finanças esteve hoje com problemas de funcionamento entre as 12:30 e as 13:00, mas a questão foi resolvida e já está disponível para receber declarações de IRS ou do IVA trimestral, cujo prazo está a terminar.

A Associação Nacional Contabilistas (ANACO) informou hoje a agência Lusa de que o portal das finanças estava indisponível e protestou contra a situação, lembrando que nesta data termina o prazo para a entrega das declarações de IVA trimestrais e está em curso a campanha do IRS.

"Isto é já, infelizmente, habitual e nefasto, num portal das finanças, ferramenta imposta unilateralmente, única e obrigatória para cidadãos e profissionais cumprirem com as suas obrigações fiscais", considerou.

Fonte oficial do Ministério das Finanças disse à Lusa que a Autoridade Tributária (AT) reportou uma ocorrência entre as 12:30 e as 13:00, "que motivou uma diminuição de desempenho durante esse período".

"Esta questão foi resolvida e neste momento não há registo de qualquer indisponibilidade", afirmou a mesma fonte.

A ANACO considerou que o Portal das Finanças mostrou, mais uma vez, "não estar dimensionado para a afluência que impuseram ao mesmo".

Tópicos:

IVA,

A informação mais vista

+ Em Foco

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.

    Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

      O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

        Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.