Portal das Finanças está disponível depois de problemas entre as 12:30 e as 13:00

| Economia

O Portal das Finanças esteve hoje com problemas de funcionamento entre as 12:30 e as 13:00, mas a questão foi resolvida e já está disponível para receber declarações de IRS ou do IVA trimestral, cujo prazo está a terminar.

A Associação Nacional Contabilistas (ANACO) informou hoje a agência Lusa de que o portal das finanças estava indisponível e protestou contra a situação, lembrando que nesta data termina o prazo para a entrega das declarações de IVA trimestrais e está em curso a campanha do IRS.

"Isto é já, infelizmente, habitual e nefasto, num portal das finanças, ferramenta imposta unilateralmente, única e obrigatória para cidadãos e profissionais cumprirem com as suas obrigações fiscais", considerou.

Fonte oficial do Ministério das Finanças disse à Lusa que a Autoridade Tributária (AT) reportou uma ocorrência entre as 12:30 e as 13:00, "que motivou uma diminuição de desempenho durante esse período".

"Esta questão foi resolvida e neste momento não há registo de qualquer indisponibilidade", afirmou a mesma fonte.

A ANACO considerou que o Portal das Finanças mostrou, mais uma vez, "não estar dimensionado para a afluência que impuseram ao mesmo".

Tópicos:

IVA,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.