Portal das Finanças está disponível depois de problemas entre as 12:30 e as 13:00

| Economia

O Portal das Finanças esteve hoje com problemas de funcionamento entre as 12:30 e as 13:00, mas a questão foi resolvida e já está disponível para receber declarações de IRS ou do IVA trimestral, cujo prazo está a terminar.

A Associação Nacional Contabilistas (ANACO) informou hoje a agência Lusa de que o portal das finanças estava indisponível e protestou contra a situação, lembrando que nesta data termina o prazo para a entrega das declarações de IVA trimestrais e está em curso a campanha do IRS.

"Isto é já, infelizmente, habitual e nefasto, num portal das finanças, ferramenta imposta unilateralmente, única e obrigatória para cidadãos e profissionais cumprirem com as suas obrigações fiscais", considerou.

Fonte oficial do Ministério das Finanças disse à Lusa que a Autoridade Tributária (AT) reportou uma ocorrência entre as 12:30 e as 13:00, "que motivou uma diminuição de desempenho durante esse período".

"Esta questão foi resolvida e neste momento não há registo de qualquer indisponibilidade", afirmou a mesma fonte.

A ANACO considerou que o Portal das Finanças mostrou, mais uma vez, "não estar dimensionado para a afluência que impuseram ao mesmo".

Tópicos:

IVA,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.