PR e o OE: "Vejo muitos problemas no horizonte e uma crise política só juntaria mais um"

por RTP

O Presidente da República mantém a esperança que o Orçamento do Estado seja aprovado na Assembleia da República. Marcelo Rebelo de Sousa, que está em Londres uma visita à exposição de Paula Rego na Tate Gallery, afirmou que vê "muitos problemas no horizonte" devido à lenta recuperação da economia mundial e ao crescimento da pandemia em algumas geografias. Por essa razão, afirmou, "uma crise política só juntaria mais um problema aos problemos que temos".

Marcelo Rebelo de Sousa diz que entre segunda e terça-feira já terá uma melhor noção do resultado das negociações do Governo com os partidos para a aprovação do Orçamento do Estado.

O Presidente da República "aguarda para ver o epílogo desses contactos" e coloca de parte a possibilidade de voltar a reunir com os partidos.

"Esperava e espero que o orçamento passe, não tanto por questões de pormenor mas porque olho para o mundo, olho para a Europa, vejo que a recuperação não está a começar, vejo a pandemia em muitos casos a voltar, vejo que a situação se está a agravar, vejo que os preços da energia estão a subir, vejo muito problemas no horizonte e uma crise política só juntaria mais um problema aos problemas que temos", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

"Espero que seja possível ter um orçamento", continuou. "Não é por acaso que na nossa história política não há muitos orçamentos chumbados."
pub