Pré-acordo na Autoeuropa para aumentos salariais

por RTP

A direcção da fábrica da Volkswagen em Palmela chegou a um entendimento com a Comissão de Trabalhadores. O acordo deverá prever uma atualização salarial com retroativos a outubro a rondar os 3,2 por cento, num mínimo de 25 euros.

Os valores ficam muito aquém dos 6,5 por cento ou 50 euros exigidos pela Comissão de Trabalhadores, mas acima da proposta inicial da administração.

O pré-acordo terá agora de ser votado pelos mais de cinco mil trabalhadores da Autoeuropa.

Ainda no quadro das negociações entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da Volkswagen Autoeuropa foi aprovado o "pagamento de uma gratificação de 100 euros ou 200 euros em abril de 2018 conforme a antiguidade" do trabalhador, revela um comunicado da Comissão de Trabalhadores.

O acordo implica ainda "o fim da tabela A0 para Operadores e o fim do primeiro nível de integração para Especialistas nas futuras admissões", com a Comissão de Trabalhadores a dizer que a atualização das tabelas salariais significa que o salário base em futuras admissões aumentará cerca de 140 euros mensais.

Ainda nas negociações foi assegurada pela Autoeuropa a passagem de 250 contratos a termo a contratos efetivos, assim como a "garantia do emprego durante a vigência do acordo".

Quanto aos trabalhadores que a 31 de dezembro tenham saldo positivo em `down-days` (suspensão temporária da produção) recebem em janeiro do ano seguinte o respetivo pagamento.

O acordo melhora as condições das mulheres grávidas, explicou à Lusa José Carlos Silva, da CT, que podem optar por horário fixo e durante a gestação receber mensalmente um subsídio equivalente a 10% do salário base.

Haverá ainda o pagamento de seis bolsas de estudo para filhos de trabalhadores que estejam no ensino superior

O acordo tem vigência entre 01 de outubro 2017 e 31 de dezembro de 2018.

A comissão de Trabalhadores convocou três plenários de trabalhadores para a próxima terça-feira para dar conta dos resultados das negociações com a administração da Volkswagen Autoeuropa sobre o novo caderno reivindicativo.
pub