Preços dos combustíveis. APETRO desmente aumento de lucros no setor

por RTP

António Comprido, secretário-geral da APETRO, explica que o aumento crescente dos preços dos combustíveis se deve a uma recuperação dos preços nos mercados internacionais após descida significativa durante o período pandémico.

"O início da recuperação económica fez pressionar a procura de energia", explica o responsável da Associação Portuguesa De Empresas Petroliferas

O responsável refere que os preços dos combustíveis estão elevados, mesmo com o preço mais reduzido do barril, não só com o aumento da cotação dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais, mas também por outros motivos.

António Comprido elencou as diferenças em relação a anos anteriores, em que o barril estava mais caro mas os combustíveis não chegavam a estes preços: desde logo a atual desvalorização do euro em relação ao dólar, a variação da carga fiscal e ainda o peso descarbonização dos transportes, à custa de biocombustíveis.

Questionado sobre os lucros nos postos de combustíveis, o responsável adianta o setor não tem registado lucros, até porque o ano de 2020 foi "extremamente fraco em termos de volume" e com "quebras abruptas".

"Em termos brutos, quando retiramos a cotação dos produtos, aquilo que se paga à saída da refinaria, mais impostos, mais sobrecusto de incorporação do biocombustível, estamos a falar em qualquer coisa na casa entre os 13 e os 15 cêntimos brutos que servem para pagar todas as despesas desde a saída do armazém até à entrega no depósito", argumenta.
pub