Preços na produção industrial recuperam ligeiramente em Fevereiro ao crescerem 1,4%

por Lusa

Os preços na produção industrial tiveram um aumento homólogo de 1,4% em Fevereiro, recuperando face aos 1,2% verificados em Janeiro, o crescimento mais baixo desde Dezembro de 2016, segundo divulgou hoje o INE.

Em Janeiro, os preços na produção industrial tiveram um aumento homólogo de 1,2%, contra 2,2% em Dezembro, sendo o menor crescimento dos 13 meses anteriores, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Hoje, o INE dá conta de que o agrupamento de bens intermédios apresentou o contributo mais influente para a variação do índice agregado, 1,3 pontos percentuais, em resultado da taxa de variação de 4% (3,9% no mês precedente).

Excluindo o agrupamento de energia, o aumento do índice em Janeiro passado foi maior, de 1,6%, mas abaixo da variação homóloga de 1,8% no mês precedente.

A secção das indústrias transformadoras deu o "contributo mais expressivo" para a variação homóloga do índice total (1,3 pontos percentuais), associado a uma taxa de variação de 1,5% (1,6% em janeiro), de acordo com o INE.

Em termos mensais, o índice de preços na produção industrial cresceu 0,1% (-0,1% em fevereiro de 2017), uma taxa inferior em 0,9 pontos percentuais à observada em Janeiro.

O índice do agrupamento de bens intermédios registou uma variação mensal de 0,5% (0,4% em igual mês do ano anterior), da qual resultou um contributo de 0,2 pontos percentuais para a variação agregada.

A variação mensal do índice da secção das indústrias transformadoras foi 0,3% (0,4% em fevereiro de 2017), originando um contributo de 0,2 pontos percentuais para a variação do índice total.

Tópicos
pub