Preços subiram no Japão em março pelo terceiro mês consecutivo

por Lusa

Tóquio, 28 abr (Lusa) -- O Índice de Preços no Consumidor (IPC) do Japão aumentou 0,2% em março, em termos anuais homólogos, subindo pelo terceiro mês consecutivo após mais um ano de quedas, indicam dados oficiais hoje divulgados.

O índice manteve a alta iniciada em janeiro, quando o IPC sofreu o primeiro avanço em 13 meses, uma mudança de tendência em linha com a estratégia de flexibilização empreendida pelo Banco do Japão com vista a pôr termo ao longo ciclo deflacionista da terceira economia mundial.

O índice -- que exclui os alimentos frescos devido à sua excessiva volatilidade -- manteve-se igual face a fevereiro.

O encarecimento da educação -- de 1% em termos anuais -- foi o fator que mais contribuiu para a subida do IPC no mês de março, seguindo-se o aumento dos preços da seção de cultura e lazer (0,7%).

Em sentido inverso, as descidas mais significativas foram registadas nos preços dos combustíveis, luz e água e das casas.

Em 2016, o IPC do Japão caiu 0,3% face a 2015, registando o primeiro retrocesso em quatro anos.

O IPC do Japão viu-se afetado até agora pela descida dos preços do petróleo no mercado internacional, um cenário que levou o banco central a adiar, para lá de 2018, ou seja, em pelo menos quatro anos, a sua meta de alcançar uma inflação anual em torno dos 2%.

Tópicos
pub