Prejuízo do Montepio recua para 86,5 milhões de euros em 2016

por RTP
Na apresentação das contas de 2016, o presidente do banco Montepio, José Félix Morgado, salientou “os resultados positivos da atividade <i>core</i>” em 2016. João Relvas - Lusa

A Caixa Económica Montepio Geral teve em 2016 um resultado líquido negativo de 86,5 milhões de euros, valor que traduz uma melhoria relativamente ao prejuízo de 243 milhões de euros registado no ano anterior. O banco vai agora pôr em marcha um plano de alteração da marca.

“O resultado líquido reflete uma melhoria de 157 milhões de euros, embora seja ainda negativo. Conseguimos em 2016 fazer uma recuperação significativa do resultado”, quis notar o presidente do banco Montepio, José Félix Morgado, em conferência de imprensa.

Na apresentação das contas de 2016, o banqueiro salientou também “os resultados positivos da atividade core” em 2016.

"Temos a ambição de alcançar resultados positivos já no primeiro trimestre de 2017", acrescentaria.“Alteração da marca”
Félix Morgado adiantou, na mesma conferência de imprensa, que a administração do banco vai agora preparar um plano de alteração da marca, respondendo desta forma a uma orientação do Banco de Portugal.

“O que está em causa não é o nome, mas a marca. Há uma orientação do Banco de Portugal para ser preparado um plano para alteração da marca. Isso foi solicitado ao Conselho de Administração”, afirmou o presidente da Caixa Económica.

José Félix Morgado sublinhou que a mudança poderá ter de passar pelo crivo da Assembleia Geral, o que não acontecerá se o supervisor apresentar uma recomendação nesse sentido, efetivando assim o processo.

“O Conselho de Administração preparará esse plano e submetê-lo-á ao Banco de Portugal”, afiançou Félix Morgado.
Menos 443 postos de trabalho em 2016
Outro dado saído desta conferência de apresentação de resultados foi o número de postos de trabalho cortados em 2016 na Caixa Económica Montepio Geral: o quadro de pessoal foi reduzido em 443 pessoas.

Fecharam também 94 agências.

“Fechámos o plano de redimensionamento em junho. Foi feito um esforço muito grande por toda a equipa da caixa económica que quero enaltecer. Não está previsto qualquer outro esforço de redimensionamento para 2017”, afirmou Félix Morgado.

O banco Montepio conta agora com 3.588 trabalhadores e 327 agências.

c/ Lusa

Tópicos
pub