Presidente da Câmara de Lisboa promete túneis de drenagem em Lisboa

por RTP

O presidente da Câmara de Lisboa reconhece que o problema de escoamento da água na cidade não é novo. Disse que as intensas chuvas que provocaram inundações na capital portuguesa fazem "parte das mudanças climáticas", e prometeu a construção de dois túneis de drenagem até 2025.

"As mudanças climáticas levam-nos a acreditar que estas mudanças são terríveis. Temos de lutar para mudar esta situação e foi por isso que hoje [quarta-feira] aprovámos na Assembleia Municipal todo o orçamento que vai permitir fazer os grandes túneis de drenagem", adiantou à imprensa.

Segundo Carlos Moedas, a obra dos túneis de drenagem já se fala há 20 anos.

"(...) Nós consignámos a obra. Vai começar em março. Vamos começar a escavar este túnel que vai estar a 70 metros de profundidade e que levará todas as águas da bacia até Santa Apolónia. Vamos evitar estas cheias de uma vez por todas", salientou.

"É uma obra que vem de trás, mas agora sim vamos começá-la. Temos cá as máquinas, temos tudo o que é necessário. Vamos arrancar já", acrescentou, revelando que será construído "um que vai de Campolide até Santa Apolónia e outro que vai de Chelas ao Beato".

De acordo com Carlos Moedas, foram registadas 159 ocorrências em Lisboa na noite de hoje.

Carlos Moedas garante que foram colocados no terreno todos os meios disponiveis para a responder às situações mais críticas.

c/Lusa

 

Tópicos
pub