Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Presidente da TAP garante que aeroporto da Portela está subutilizado

por RTP
Reuters

O presidente da TAP diz que a Portela está "subutilizada" em 20% da sua capacidade. Antonoaldo Neves diz que com o investimento necessário, o aeroporto Humberto Delgado pode receber mais 15 milhões de passageiros por ano.

Há muito que se fala de um aeroporto esgotado, a rebentar pelas costuras. Mas para o presidente da TAP esta situação pode mudar.

Em entrevista ao programa da RTP 3 "Tudo é Economia" Antonoaldo Neves afirma que o aeroporto, na "capacidade atual, está no limite". Mas logo acrescenta que "há espaço para crescer. Isso é do domínio público".

O presidente da TAP garante que tem na sua posse um estudo que comprova que o aeroporto está subutilizado em 20 por cento da capacidade. "Nós temos um estudo e apresentamos o estudo a todas as partes interessadas", disse na RTP 3. O aeroporto Humberto Delgado, afirma Antonoaldo Neves, tem forma de "crescer e chegar aos quarenta e cinco milhões de passageiros por ano. Atualmente, está nos trinta milhões".

A solução, diz Antonoaldo Neves, passa por um investimento sério no aeroporto, "colocar betão". É preciso investir em "saídas rápidas" para os aviões, colocar e ampliar o taxiway e criar "estacionamento para as aeronaves". É crucial, acrescenta, "ampliar o terminal".
Sérgio Vicente - RTP

O presidente da TAP vê ainda, no Montijo, uma boa solução para aumentar a capacidade aeroportuária da capital. Considera, no entanto, que não há razões para que a companhia aérea portuguesa saia de Lisboa nos próximos tempos.
Tópicos
pub