Presidente da Turquia otimista com retoma das exportações de cereais

por Lusa

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se hoje otimista relativamente à possibilidade de serem abertos corredores humanitários que permitam a exportação dos cereais da Ucrânia, fundamentais para debelar a crise alimentar que se alastra.

"Estamos a tentar resolver o processo com uma política equilibrada; a nossa esperança é que esta política equilibrada leve a resultados e nos permita a possibilidade de transportar os cereais até aos países que enfrentam escassez, através de um corredor, o mais rápido possível", disse o Presidente da Turquia durante um encontro com o seu homólogo norte-americano, à margem da Cimeira da NATO, que decorre em Madrid.

A Turquia tem desempenhado um papel central nas negociações com a Rússia e a Ucrânia para tentar chegar a um acordo que permita aumentar o volume de cereais que saem da Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais, e cuja quebra nas vendas agravou o risco de milhões de pessoas enfrentarem fome, nomeadamente em África.

"Os passos para fortalecer a NATO também vão contribuir para o processo da Rússia e da Ucrânia", disse Erdogan, que recebeu fortes elogios do Presidente norte-americano por ter permitido a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, ao retirar o veto.

"Está a fazer um grande trabalho, só queria agradecer-lhe", disse Joe Biden a Erdogan, referindo-se a "todo o incrível trabalho que está a fazer para tentar garantir as exportações de cereais da Ucrânia".

Tópicos
pub