Presidente do Bundesbank considera que política monetária expansiva é adequada

por Lusa

Frankfurt, Alemanha, 29 jun (Lusa) - O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, considera que "nestes momentos uma política monetária expansiva é adequada, em princípio", mas é cético em relação às compras de dívida.

Weidmann, que por inerência é membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), afirmou hoje em Estugarda, sudoeste da Alemanha, que se pode ter diferentes opiniões sobre o grau adequado da expansão monetária.

"Sou cético no que se refere à compra de dívida. Teria renunciado à aplicação deste instrumento da política monetária", sublinhou o presidente do banco central alemão numa cerimónia para celebrar os 60 anos da entidade.

O presidente do BCE, Mario Draghi, apontou na terça-feira, em Sintra, para "um ajustamento gradual" da política monetária muito expansiva.

Os analistas preveem que o BCE, que vai comprar até finais de dezembro dívida dos países da zona euro no valor de 60.000 milhões de euros por mês, anuncie em setembro o início da redução dos estímulos monetários.

Tópicos
pub