Presidente do patronato espanhol pede regresso da legalidade

por Lusa

Madrid, 25 abr (Lusa) - O presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), Juan Rosell, pediu hoje que "entre todos" se recupere a legalidade na Catalunha e, a partir daí, "chegar ao trabalho e, eventualmente, consertar as coisas".

Depois da assembleia da CEOE, Rosell mostrou o apoio do patronato à democracia e o respeito pelas leis, que "se podem mudar e variar", pelo que, frisou, "existem os mecanismos legais" adequados.

Durante a sua intervenção na sessão, o presidente do patronato assegurou que "nada é mais valioso do que a democracia", ainda que tenha reconhecido que tem "defeitos", que se podem ir "melhorando, polindo e restaurando".

Juan Rosell considerou que "nada há de mais construtivo que o respeito pela lei e mais destrutivo que a divisão e o sectarismo" e que, embora as leis possam ser mudadas, "não se pode saltá-las alegremente, sem controlo".

O líder da CEOE referiu que "a segurança institucional é um valor em si poderoso, ainda que o imobilismo também é um dado negativo", disse Rosell.

Um dos riscos que ameaçam a economia é "o protecionismo incipiente" de alguns países que não vão beneficiar e prejudicar a economia no seu conjunto.

Neste sentido, descreveu como "problema muito sério" o `Brexit`, "primeiro para os britânicos e depois para o resto dos europeus", e sublinhou que, "se fosse possível reverter, todos nós estaríamos aliviados".

Rosell salientou que é necessário "preservar a integridade do mercado interior europeu".

"Só assim se poderá evitar o cenário de um abismo regulatório", concluiu.

Tópicos
pub