Produção automóvel em Portugal mais do que duplicou em fevereiro

| Economia

A produção automóvel em Portugal mais do que duplicou (crescimento de 110%) em fevereiro, informou hoje a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) em comunicado, precisando terem sido produzidos 23.943 veículos ligeiros e pesados.

Segundo a associação, trata-se de um "novo crescimento acima dos três dígitos", com a produção a continuar a "evidenciar um comportamento muito positivo na categoria dos ligeiros, mas os veículos pesados voltaram a cair".

No segundo mês do ano, a produção de ligeiros de passageiros aumentou 160,1%, num total de 20.013 viaturas, enquanto nos comerciais a subida foi de 9,9% (3.508) e nos pesados a queda foi de 18,1% (422).

Na produção acumulada nos primeiros dois meses de 2018, registou-se um crescimento de 105%, num total de 49.210 unidades fabricadas.

Em janeiro e fevereiro, a produção de ligeiros de passageiros cresceu 158,2% (total de 40.866 viaturas), a de ligeiros comerciais aumentou 7% (7.594), enquanto na categoria dos pesados houve uma diminuição de 30,9% (750).

A ACAP referiu ainda que as estatísticas relativamente a janeiro e fevereiro "confirmam a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 96,5% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo".

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 94,7%. Alemanha (19,9%), França (15,2%) e Itália (12,2%) estão no topo do `ranking`.

Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pela China (3,6%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal, segundo o comunicado.

A informação mais vista

+ Em Foco

Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

    Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

      A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.