Produção de petróleo na Guiné Equatorial aumentou 2,4% entre julho e agosto - OPEP

por Lusa

A produção petrolífera da Guiné Equatorial aumentou em 3.000 barris por dia em agosto, uma variação de 2,4% face a junho, segundo dados da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

De acordo com o último relatório mensal da OPEP, divulgado hoje e com dados baseados em fontes secundárias da Organização, a Guiné Equatorial alcançou uma produção diária de 127 mil barris de petróleo por dia.

A Guiné Equatorial foi o país com menor produção petrolífera em agosto entre os 15 que integram a OPEP, imediatamente atrás de países como Gabão (188 mil barris por dia), República do Congo (320 mil barris por dia) e Equador (529 mil barris por dia).

O relatório da OPEP refere também que, em termos de "comunicações diretas", a Guiné Equatorial terá visto a sua produção diária em agosto reduzir 6.000 barris face a julho.

Segundo os dados fornecidos por entidades oficiais à Organização, a Guiné Equatorial terá produzido 113 mil barris em agosto.

Nos últimos 20 anos, a exploração dos recursos petrolíferos foi o principal pilar para o crescimento da economia equato-guineense.

Para evitar uma dependência elevada da exploração do petróleo, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), comprometeu-se na semana passada a apoiar a diversificação económica no país, através de um programa que incidirá, entre outros, sobre a transformação agrícola.

De acordo com dados do BAD, a queda do preço do petróleo afetou os investimentos públicos, que em 2017 representaram 17,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Guiné Equatorial, diminuindo face aos 24,6% registados em 2013.

Tópicos
pub