Parceiros sociais conhecem proposta governamental de rendimentos e competitividade

por Antena 1

Foto: Comissão Europeia/DR

O Governo deverá apresentar na tarde desta quarta-feira, aos parceiros sociais, a proposta para um acordo de rendimentos e competitividade. Algumas das medidas podem integrar o Orçamento do Estado para o próximo ano.

Algumas das medidas podem integrar o Orçamento do Estado para o próximo ano.

As confederações patronais reclamam por medidas que aliviem a carga fiscal para as empresas. As centrais sindicais apostam na melhoria dos salários.

No entender da UGT, a subida dos ordenados nunca pode ser inferior à inflação. Mário Mourão não tem dúvidas de que os rendimentos podem e devem subir.

Também João Vieira Lopes da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal diz estar na expectativa perante as propostas que o Governo vai apresentar, mas adianta que as mesmas têm de ser transversais a todas as empresas.
O Governo tem como objetivo aumentar o rendimento médio por trabalhador, em 20 por cento, até ao final da legislatura. E estabelecer um acordo de atualização do salário mínimo para 900 euros, até 2026.

Quanto às alterações fiscais para as empresas, na semana passada, o ministro das Finanças remeteu para as negociações com os parceiros sociais.
pub