PRR. Costa fala em marco histórico e em confiança na recuperação da Europa em conjunto

por Lusa

O primeiro-ministro considerou hoje que a aprovação dos primeiros planos de Recuperação e Resiliência (PRR) pela Comissão Europeia constitui "um marco histórico", demonstrando que a Europa agiu em conjunto para pôr a recuperação em marcha.

Esta posição foi transmitida por António Costa, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter anunciado que o PRR português tinha obtido "luz verde" para ser submetido agora à apreciação por parte do Conselho.

"A Comissão Europeia procedeu na terça-feira à emissão de dívida e a generalidade dos Estados-membros já apresentou os seus planos. Este é um marco histórico na União Europeia", declarou na conferência de imprensa o primeiro-ministro do Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia até junho.

António Costa afirmou depois que estes passos dados pela União Europeia "significam que a esperança se converteu agora em confiança".

"A Europa agiu em conjunto para colocar em marcha a recuperação", declarou, numa alusão à crise provocada pela pandemia da covid-19 desde fevereiro do ano passado.

Na sua intervenção inicial, o primeiro-ministro procurou salientar a ideia de que "Portugal foi o primeiro país a submeter o seu PRR à Comissão Europeia, sendo também o primeiro país a ver o plano aprovado".

"Como disse a presidente da Comissão Europeia, isso não acontece por acaso. Agora, é tempo de agir para a concretização do PRR nacional, assegurando não apenas a recuperação, como também a transformação do país, aumentando o nosso potencial e eliminando barreiras ao progresso económico", disse.

António Costa sustentou mesmo que o país já está a recuperar dos efeitos da crise pandémica.

"Mas estamos também a construir um país mais resiliente, de olhos postos nas gerações futuras, assumindo a ação climática e a transição digital como motores do nosso desenvolvimento", defendeu.

Nesta sua breve intervenção, o primeiro-ministro adiantou que o Governo está já "a trabalhar com todos os parceiros nacionais para começar a implementar o PRR".

"E queremos lançar muitos destes instrumentos já nos próximos dias. Fomos os primeiros a ver o seu PRR aprovado. Queremos ser também os melhores na materialização plena do seu potencial, reconstruindo um futuro robusto, verde e digital, que não deixa ninguém para trás", acrescentou.

Tópicos
pub