Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PSD quer que Fundo de Emergência Municipal de Coimbra aumente para 750 mil euros

por Lusa

Coimbra, 06 abr 2020 (Lusa) -- Os vereadores do PSD na Câmara de Coimbra disseram hoje querer que o Fundo de Emergência Municipal (FEM) aumente para 750 mil euros, contra os atuais 158 mil euros, para ajudar a fazer face à pandemia da covid-19.

O aumento da dotação prevista para o FEM, de "158 mil para 750 mil euros", é uma das propostas apresentadas pelos sociais-democratas, num requerimento hoje enviado ao presidente da Câmara, o socialista Manuel Machado, no sentido de o executivo debater e votar na sua próxima reunião, agendada para terça-feira, esta e outras "medidas de apoio no âmbito da emergência social provocada pela pandemia".

Além daquele aumento de quase cinco vezes do FEM, o PSD também defende a atribuição de "apoios extraordinários às IPSS [instituições particulares de solidariedade social] que prestam apoio a sem abrigos ou apoio domiciliário a idosos no valor total de 300 mil euros".

No requerimento, subscrito pelos dois vereadores do PSD, Madalena Abreu e Paulo Leitão (o terceiro social democrata eleito no âmbito da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT passou a independente no final de 2019), é igualmente defendida a organização, "em estreita articulação com as autoridades de saúde local e regional", de "uma operação logística com vista à realização de testes à covid-19 a todos os idosos hospedados em lares de terceira idade e profissionais, públicos e privados, sediados no seu território concelhio".

Entre as propostas do PSD, referência ainda, por exemplo, para a criação de "um programa municipal de cuidados domiciliários a idosos que vivem sozinhos ou isolados, em articulação com as IPSS, juntas de Freguesia e equipas de apoio domiciliário, destinadas à população inserida em grupos de risco".

Importante, neste contexto, é também a criação de uma linha telefónica de apoio a todos os agentes da proteção civil, voluntários, direções das IPSS e funcionários camarários (que "pela natureza das suas funções são obrigados a estar na linha da frente") e de outra linha para "atendimento de apoio a idosos com o envolvimento técnico de psicólogos, como medida de mitigação dos efeitos provocados pelo isolamento social", enumera o PSD.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

Tópicos
pub