PSI20 segue positivo com Galp a animar as negociações

| Economia

|

A bolsa de Lisboa segue hoje positiva, alinhada com as bolsas europeias, com a Galp a animar as negociações, a subir 1,25% para 16,14 euros.

Pelas 09h00, o índice de referência português, o PSI20, seguia a valorizar-se 0,33% para os 5.602,85 euros, com seis ações negativas, duas inalteradas e 10 positivas.

A Ibersol e a Semapa eram as ações que mais subiam, valorizando-se 3,14% e 1,57% para 11,5 euros e 22,6 euros, respetivamente.

O grupo Ibersol, que em Portugal representa a Pizza Hut e a Burguer King, teve lucros de 3,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, mais 70% do que nos primeiros três meses de 2018, divulgou na terça-feira a empresa ao mercado.

Já o volume de negócios subiu 6,4% para 100,3 milhões de euros, o que a empresa atribui à "evolução positiva do mercado da restauração na Península Ibérica, conjugada com os efeitos das aberturas ocorridas ao longo de 2017, que contribuíram para a manutenção da tendência de crescimento da atividade durante o período" e que conseguiram minimizar o "impacto da redução do volume de negócios em Angola", devido à queda do consumo e desvalorização da moeda.

A Pharol e os CTT eram, por sua vez, os títulos que mais perdiam, desvalorizando 0,94% e 0,70% para 0,2645 e 2,826 euros.

O BCP e a EDP seguiam a perder 0,67% para 0,2665 e 3,397 euros.

Lisboa seguia a negociar em linha com as principais bolsas europeias que estavam hoje mistas, à espera dos nomes que faltam do novo Governo espanhol e que o novo executivo italiano obtenha a aprovação do Congresso.

Na agenda de hoje, os investidores continuam pendentes de Itália, cujo novo Governo, presidido por Giuseppe Conte e formado pelo Movimento Cinco Estrelas e a Liga do Norte se submete ao voto de confiança na Câmara dos Deputados, último tramite para conseguir a investidura.

Em Espanha, a atenção está focada na composição do Executivo liderado por Pedro Sánchez, um dia depois do predecessor, Mariano Rajoy, ter anunciado que abandonava a liderança do Partido Popular, que reúne na próxima segunda-feira para convocar o congresso extraordinário que deverá eleger a nova direção.

O Governo norte-americano publica hoje o saldo comercial internacional de bens e serviços em abril, depois de ter caído 15% no mês anterior para 49.000 milhões de dólares, graças ao crescimento das exportações.

Fora da Europa, os investidores continuam pendentes da evolução da guerra comercial aberta pelos Estados Unidos com a imposição de tarifas aduaneiras às importações de aço e alumínio provenientes da União Europeia, Canadá e México.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1721 dólares, contra 1,1670 dólares no fecho de terça-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu hoje em alta, a cotar-se a 75,98 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,86% do que no encerramento da sessão anterior.

Tópicos:

CTT,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

      Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

        Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.