PT SGPS dispara 11,2% e PSI20 encerra a subir perto de 0,52%

por Lusa

Lisboa, 23 jan (Lusa) -- O principal índice da bolsa de Lisboa, PSI20, encerrou hoje a valorizar 0,52% para 5.300,59 pontos, em linha com as principais praças europeias, e com a Portugal Telecom SGPS a liderar os ganhos, tendo avançado 11,2%.

Entre as 18 cotadas que atualmente integram o PSI20, onze valorizaram e sete fecharam em queda.

Os títulos da Portugal Telecom SGPS foram os que registaram a maior subida: valorizaram-se 11,24% para 0,88 euros, um dia depois de os acionistas da PT SGPS terem aprovado em assembleia-geral a venda da PT Portugal à Altice por 7,4 mil milhões de euros. Esta era a decisão que faltava para a companhia francesa efetivar o negócio com os brasileiros da Oi, detentores de 100% da PT Portugal.

Já hoje, segundo a Bloomberg, a empresa francesa Altice, do milionário Patrick Drahi, está no mercado a emitir dívida e a pedir empréstimos no valor de 6 mil milhões de dólares para financiar a compra da PT Portugal.

Na Europa, o dia foi positivo em todas as praças depois de, na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai comprar mensalmente 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada até setembro de 2016.

Tópicos
pub