Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Quinta da Lixa reforça vendas nos EUA, que já são principal mercado de exportação

por Lusa

Porto, 17 ago (Lusa) -- A Quinta da Lixa já exportou 800 mil euros para os EUA este ano e prevê terminar 2018 com um crescimento homólogo superior a 12% naquele mercado, que destronou a Alemanha como principal destino internacional da produtora de vinhos.

Segundo adiantou à agência Lusa o administrador da Quinta da Lixa, Óscar Meireles, os EUA são desde há "quatro ou cinco anos" o principal mercado de exportação da empresa, apresentando "um enorme potencial de crescimento".

De acordo com os dados avançados à Lusa, as exportações da Quinta da Lixa para os EUA têm vindo a evoluir favoravelmente nos últimos anos, e se em 2015 somaram 620 mil euros, em 2016 aumentaram para os 700 mil euros e em 2017 atingiram os 750 mil euros.

No `ranking` dos principais destinos internacionais dos vinhos verdes da Quinta da Lixa, situada no concelho de Felgueiras, surgem depois a Alemanha (que chegou a liderar, mas foi entretanto ultrapassada pelos EUA), seguida da Holanda, Rússia, Reino Unido e Brasil.

A par dos EUA, também a Rússia e o Japão são apontados pela empresa como destinos "de grande potencial", embora os dois últimos sejam "mais morosos a criar negócio" e "nem sempre responsivos na hora".

Com uma produção anual na ordem dos 4,2 milhões de garrafas, a Quinta da Lixa aumentou em 2017 as vendas em 10%, para 6,625 milhões de euros, em grande parte devido ao dinamismo dos mercados externos extracomunitários, que progrediram 51,55%.

Em alta estiveram também as vendas para o mercado interno, que representou mais de metade da faturação e subiu quase 6%, para 3,761 milhões de euros, assim como as vendas para o mercado intracomunitário, que aumentaram 7,42% para cerca de dois milhões de euros.

Atualmente a produtora vitivinícola canaliza 52% das vendas para 34 mercados externos, tendo em 2017 aumentado o lucro em 140% em termos homólogos, para 708 mil euros.

Depois de nos últimos sete anos ter investido mais de seis milhões de euros em novas propriedades para aumentar a capacidade da adega, numa nova linha de engarrafamento com capacidade de nove mil garrafas/hora e no primeiro hotel vínico da região dos vinhos verdes (o Monverde - Wine Experience Hotel), a Quinta da Lixa tem em curso um novo investimento de 1,2 milhões de euros em 2018 e 2019, sobretudo destinado ao aumento da área de vinha própria.

Inicialmente um pequeno negócio da família Meireles, que era proprietária de várias vinhas em redor da pequena vila da Lixa, a Quinta da Lixa - Sociedade Agrícola foi criada em 1986 e tem hoje uma produção anual de cerca de 4,2 milhões de garrafas.

Tópicos
pub