Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

| Economia
Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A ver: Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A decisão da agência canadiana DBRS de manter Portugal acima do nível de lixo é fundamental para ajudar a manter controlados os juros da dívida pública portuguesa. O Banco Central Europeu só pode comprar dívida do Estado português nos mercados se houver pelo menos uma agência de rating como esta, entre as quatro maiores que avalie o país acima de lixo financeiro.

As outras três grandes agências de rating mantêm a classificação da dívida portuguesa como um investimento especulativo.

Tanto a Fitch, como a Moody's, como a Standard & Poors colocam Portugal no último nível de lixo.

Ou seja, o país tem de pelo menos que subir um degrau no rating para sair deste cenário em que se encontra desde o pedido de resgate em 2011.

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistado no 360, da RTP3, o ministro das Finanças quis sublinhar que o seu cargo governativo não é exclusivo e pode ser compatível com a presidência do Eurogrupo.

Há muitas perguntas no caminho e muitas respostas que só o caminho pode dar. Pela Última Vez - Histórias sobre o fim que não acaba é o título de uma grande reportagem de Isabel Meira para a rádio pública.

Um atentado suicida em Manchester provocou 22 mortos e dezenas de feridos. A explosão decorreu no final de um concerto da digressão de Ariana Grande Dangerous Woman Tour.

    Acompanhe aqui a edição deste ano com a emissão web em direto.