Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

| Economia
Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A ver: Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A decisão da agência canadiana DBRS de manter Portugal acima do nível de lixo é fundamental para ajudar a manter controlados os juros da dívida pública portuguesa. O Banco Central Europeu só pode comprar dívida do Estado português nos mercados se houver pelo menos uma agência de rating como esta, entre as quatro maiores que avalie o país acima de lixo financeiro.

As outras três grandes agências de rating mantêm a classificação da dívida portuguesa como um investimento especulativo.

Tanto a Fitch, como a Moody's, como a Standard & Poors colocam Portugal no último nível de lixo.

Ou seja, o país tem de pelo menos que subir um degrau no rating para sair deste cenário em que se encontra desde o pedido de resgate em 2011.

A informação mais vista

+ Em Foco

Passaram sete anos desde o início das “Primaveras Árabes”. Regimes mudaram, guerras civis rebentaram, houve conflitos que alteraram dinâmicas regionais e vazios de poder que deram origem a Estados falhados.

Veja ou reveja a primeira entrevista de Rui Rio depois de ter sido eleito presidente do PSD.

Na hora da despedida da liderança social-democrata, as juventudes partidárias olham para o legado do ex-primeiro-ministro, com uma pergunta em mente: se Portugal não falhou, o que dizer de Pedro Passos Coelho?

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.