Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

| Economia
Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A ver: Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A decisão da agência canadiana DBRS de manter Portugal acima do nível de lixo é fundamental para ajudar a manter controlados os juros da dívida pública portuguesa. O Banco Central Europeu só pode comprar dívida do Estado português nos mercados se houver pelo menos uma agência de rating como esta, entre as quatro maiores que avalie o país acima de lixo financeiro.

As outras três grandes agências de rating mantêm a classificação da dívida portuguesa como um investimento especulativo.

Tanto a Fitch, como a Moody's, como a Standard & Poors colocam Portugal no último nível de lixo.

Ou seja, o país tem de pelo menos que subir um degrau no rating para sair deste cenário em que se encontra desde o pedido de resgate em 2011.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 260 episódios, o projeto chegou às mais diversas áreas: saúde, engenharias, astronomia, tecnologia, química, história, filosofia, desporto ou geografia.

Foi considerado o “pior dia do ano” em termos de fogos florestais, com a Proteção Civil a registar 443 ocorrências. Morreram 45 pessoas. Perto de 70 ficaram feridas. Passou um mês desde o 15 de outubro.

    Todos os anos as praias portuguesas são utilizadas por milhões de pessoas de diferentes nacionalidades e a relação ambiental com estes espaços não é a mais correta.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.