Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

| Economia
Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A ver: Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A decisão da agência canadiana DBRS de manter Portugal acima do nível de lixo é fundamental para ajudar a manter controlados os juros da dívida pública portuguesa. O Banco Central Europeu só pode comprar dívida do Estado português nos mercados se houver pelo menos uma agência de rating como esta, entre as quatro maiores que avalie o país acima de lixo financeiro.

As outras três grandes agências de rating mantêm a classificação da dívida portuguesa como um investimento especulativo.

Tanto a Fitch, como a Moody's, como a Standard & Poors colocam Portugal no último nível de lixo.

Ou seja, o país tem de pelo menos que subir um degrau no rating para sair deste cenário em que se encontra desde o pedido de resgate em 2011.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à Antena 1, o Presidente da República diz que o crescimento da economia é o que mais o preocupa agora.

A RTP agrupa as sondagens disponíveis e traça as tendências do eleitorado para a derradeira votação da eleição presidencial francesa.

    Francisco será o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio. Um visita marcada também pela canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, no centenário das "aparições" na Cova da Iria.

      A Associação Adeptos dos Sonhos canalizava 90% do dinheiro recolhido em ações de caridade para uma empresa do namorado da presidente.