Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

| Economia
Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A ver: Rating de Portugal: o que dizem as agências de notação financeira?

A decisão da agência canadiana DBRS de manter Portugal acima do nível de lixo é fundamental para ajudar a manter controlados os juros da dívida pública portuguesa. O Banco Central Europeu só pode comprar dívida do Estado português nos mercados se houver pelo menos uma agência de rating como esta, entre as quatro maiores que avalie o país acima de lixo financeiro.

As outras três grandes agências de rating mantêm a classificação da dívida portuguesa como um investimento especulativo.

Tanto a Fitch, como a Moody's, como a Standard & Poors colocam Portugal no último nível de lixo.

Ou seja, o país tem de pelo menos que subir um degrau no rating para sair deste cenário em que se encontra desde o pedido de resgate em 2011.

A informação mais vista

+ Em Foco

Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

    Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

      Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

        A Alemanha aproxima-se da data do escrutínio de 24 de Setembro com uma economia próspera: muita exportação, muita construção, receitas fiscais abundantes, orçamentos públicos excedentários. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.